Pesquisa de professor da UFV é um dos destaques de reportagem publicada pela Nature

Professor Agustin Zsögön é entrevistado pela Nature sobre o potencial revolucionário da CRISPR-Cas9 na agricultura


Publicado em: 11/01/2024 às 11:00hs

A revista internacional Nature publicou, nessa terça-feira (9), a matéria How CRISPR could yield the next blockbuster crop, na qual o professor Agustin Zsögön, do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi um dos entrevistados para discutir o seu trabalho pioneiro na área. O texto aborda a técnica de edição gênica CRISPR-Cas9 que, segundo a publicação, embora possa produzir a próxima safra de sucesso, traz desafios técnicos e políticos.

Conforme já explicado pelo professor, em matéria publicada no site da UFV, a CRISPR-Cas9 consiste em manipular genomas de espécies silvestres e criar cultivos mais nutritivos e resistentes a ambientes adversos. A ideia, segundo Agustin, é que ao se trabalhar com espécies silvestres seja possível recuperar características originais e importantes que foram perdidas e que podem ser vantajosas para a agricultura. E a isso os pesquisadores têm chamado de “domesticação de novo”, que, conforme o professor contou à Nature, “parece uma ideia muito simples, mas quanto mais você começa a desembalar, mais complexa se torna conceitualmente”.

Para o professor da UFV, a domesticação é um conceito difuso. Para entender porque e as preocupações da ciência com essa domesticação, acesse a Nature, pelo link www.nature.com/articles.